domingo, 6 de maio de 2012

Sistema Construtivo

Nas últimas semanas estive trabalhando em uma maquete cujo principal objetivo era precisão, perfeição. Também trabalhei com tipos de aberturas, como era a proposta do exercício. Para fazer a maquete usei papelão hurley (para as estruturas), madeira balsa (fechamentos), papel pluna (detalhe dos fechamentos e "teto") e palitos de madeira. O resultado final estão nas imagens abaixo:

Foto geral da maquete da parte frontal.


No segundo pavimento, fiz um teto de vidro, que permite a incidencia de luz até o primeiro andar.


Na  imagem abaixo, outra foto geral da maquete, agora do outro lado. Aproveitei para explorar algumas aberturas externas, a abertura mais a esquerda é uma pequena abertura com alguns obstáculos para luz, a mais a direita já é uma abertura maior, com menos obstáculos para luz, enquanto que a abertura central explora a entrada de luz diretamente, quase sem obstáculos.


Na próxima imagem quero chamar atenção para a abertura do segundo pavimento, um circulo que começa em um dos lados e termina no outro, ou seja, um semi circulo de cada lado.


Aqui nessa foto, as divisões internas e a luz incidindo pela "porta". (a segunda abertura da direita para a esquerda da foto seguinte a essa.)


Na imagem abaixo, evidencio a abertura em forma de onda e resalto a "porta" de vidro que causou a iluminação da imagem acima.


Foto geral da maquete.

Foto geral da maquete.

 
Ainda fiz algumas fotos com ênfase na entrada de luz de acordo com as aberturas:
 







 

2 comentários:

  1. Oi Lucas, os pilares foram feitos de papel hurley, cortei três tiras iguais e colei elas em formato de H.

    As vigas também foram feitas de papel hurley, porém com uma espessura mais grossa e com dois meio-corte a distancias iguais, formando um C (se colocar as "perninhas" de lado) ou um U (se colocar as perninhas pra cima).

    Espero ter sido clara o suficiente, qualquer coisa manda seu e-mail que faço um desenho esquemático para explicar melhor (;

    ResponderExcluir