Aqui temos um bloco sólido, mas com irregularidades por dentro. Em seguida, encontra-se partes da figura destacada, subtraidas e adicionadas novamente, apenas reposicionado-as, sem que perdessem a memória da figura inicial.
Nesse caso, está presente um claro contraste entre cheios e vazios. A parte externta totalmente preenchida e a interna não. Na remodelagem da gravura, fica mais evidente os vazios que haviam dentro da caixa, assim como a criação de novos espaços.
Já nas próximas imagens temos o contrário, a superfície interna lisa, para poder escorregar outro sólido por dentro criando situações de tensão, podendo a parte externa ter irregularidades.
Fotos sem a base ou cobertura:
Na imagem abaixo adiciona-se o bloco, demonstrando certa instabilidade, uma vez que a base passa a ser pequena para toda estrutura.
A próxima imagem já retrata mais estabilidade que a de cima, somado a isso, a figura parece mais pesada, menos delicada.
Aqui, com a base adicionada, a idéia de equilíbrio se faz presente.
A imagem abaixo parece pesada e desarmoniosa, porque o bloco está no meio.
Na próxima figura observa-se estabilidade, harmonia na sua estrutura e equilíbrio.
Essa é a figura que mais demonstra instabilidade já que toda estrutura está apoiada numa pequena base.
A imagem acima mostra equilíbrio. Existe uma base mais sólida e consistente em baixo, segurando a estrutura, e também uma base em cima, mais leve, que demonstra uma distribuição equilibrada de pesos.
Depois fiz algumas variações desse exercício por conta própria:
Peso e estabilidade.
Por último, o Manchester Civil Justice Center (Manchester, U.K.) dos arquitetos John Denton, Bill Corker e Barrie Marshall.
Nessa montagem com o lego, o fundamental é perceber as proporções, que foram retratadas com blocos de diferentes espessuras para representar os diferentes tamanhos dos quadrados que se destacam do prédio. Também tomei cuidado para a parede branca ser fina e mais alta que os quadrados.
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